Qual é a sua?

terça-feira, junho 05, 2007

Dia do Meio Ambiente


Mal entramos no blog mas já vamos aproveitar essa iniciativa pra lá de interessante e nos unir à postagem coletiva.
A realidade é que muito se diz e pouco se faz quando é este o assunto em pauta. E não é de hoje que algumas almas perspicazes tentam fazer algo a respeito.
Tivemos a ECO-92, onde firmou-se uma preocupação com os assuntos relacionados ao meio-ambiente, até aí, ok.
A Agenda 21 firmou compromissos de todas as partes para que descobertas do setor ambiental (Floresta, Oceano, Clima, Energia, Água Potável, etc.) fossem concretizados... bom, andam esquecendo de olhar as anotações da agenda...
O Rio +10, tadinho, ficou decepcionado por não ter grandes méritos a discutir.
E o fiasco do Protocolo de Kyoto, pra regular a emissão dos gases que elevam a temperatura do Planeta, não deixando que a gente habite uma eterna e ascendente sauna... Sem a ratificação completa, de quê adianta? Os Estados Unidos da América da Morte se recusaram a diminuir a cota deles (25% de todos os gases emitidos no Planeta), revelando não se importar se num futuro próximo alguns países forem simplesmente abolidos da face da Terra, enquanto outros sofrerem inundações e/ou outros tipos de calamidades.
Em Johanesburgo avaliou-se os sucessos (quais?) e os fracassos dos compromissos firmados ao longo dos projetos ambientais desde a ECO.
Todo dia novas questões são propostas. O que foi feito desde 1992? O que os países fizeram pra implementar a Agenda 21? Estratégias de desenvolvimento sustentável foram adotadas? Como ficaram os acordos para preservação da biodiversidade? Alguém se habilita a responder?
CONSCIENTIZAÇÃO e EDUCAÇÃO AMBIENTAL são as palavras-chave para pelo menos elaborar o comecinho de algumas respostas. E sem essa de pensar "De quê adianta apenas eu me preocupar?", esperando protocolos, agendas e o escambau. Viva a livre iniciativa própria!

AGERE NON LOQUI*!
*Agir, não falar.

4 comentários:

Unknown disse...

André e Monalisa:
Vocês estão começando bem, participando de algo que é importante, que é a busca de um planeta melhor.
Obrigado pela participação.

Poliane Latta disse...

Bom começo!!

Vocês vão descobrindo aos poucos que além de estarmos juntos em campanha do que acreditamos... vamos conhecendo pessoas fantásticas pelo mundo blogosférico!! Sejam bem-vindos!!

Luma Rosa disse...

Algumas iniciativas não dependem de nós. Veja por exemplo a Baia de Guanabara. No Governo passado foi inaugurado um sistema de esgoto, um emissário somente para entrar no horário eleitoral gratuito como obra realizada. Era para a obra ser realmente efetiva, dada a sua necessidade. Onde está a consciência do governante? De lá pra cá falta a consciência da população em correr atrás do prejuízo.
Boa semana! Beijus

Magui disse...

Eu não acredito nestes encontros políticos.Para mim servem , basicamente para que os representantes façam viagens pagas pelo dinheiro público ou das instituições.Se os donos do capital não toparem não haverá passeata que os obrigue. Mas o debate público é importante.
Como vc não tem a opção OUTROS vou usar o blogger do blogspot.

Powered By Blogger