Qual é a sua?

quarta-feira, junho 20, 2007

SEMPRE PODE PIORAR ou A Arte de Ser (In)feliz

Alguém aqui já leu algum dos livros de Paul Watzlawick ? Pelo nome dá até preguiça, né?! Mas vale, e muito a pena, garantia de ótimas risadas. Embora ele seja um pesquisador sério, é também um típico adorador das Leis de Murphy, e como tal, seus livros têm ótimas sacadas para vivermos melhor (ou não). Pra saciar um pouco a curiosidade, aqui estão alguns trechos irônicos e hilários do livro cujo nome é o título do post.


.


.


"(...) Parece ser relativamente grande o número de pessoas com talento suficiente para criar seu próprio inferno. Infinitamente maior, porém, é o número daqueles que precisam de ajuda e estímulo nesse campo. A estes são dedicadas estas páginas, como introdução e guia.(...)


Todo mundo pode ser infeliz. Mas tornar-se infeliz requer um aprendizado. Um pouco de experiência, somada a alguns momentos pessoais de desgraça não basta.(...)


Um outro (exemplo) seria a dor-de-cotovelo motivada pelo fim de um caso amoroso. Resista aos apelos de sua consciência, de sua memória e de seus bem-intencionados amigos, que querem convencê-lo de que esse relacionamento já estava morto há muito tempo, e que você muitas vezes se perguntava, rangendo os dentes, como seria possível escapar daquele inferno. Não acredite que a separação é o menor dos males. Pelo contrário, convença-se pela enésima vez de que "começar de novo" será um completo sucesso. (Não será não!) Deixe-se guiar pela seguinte dedução, eminentemente lógica: se a perda de uma pessoa querida dói como o diabo, então você morreria de prazer com o reencontro. Afaste todos os seus amigos e fique de plantão ao lado do telefone, em completa disponibilidade para a chamada decisiva, que vai mudar sua vida. Mas se a espera lhe parecer intolerável, nada melhor do que procurar um relacionamento idêntico! É uma experiência humana antiqüíssima.(...)"


.


.




Nenhum comentário:

Powered By Blogger