Qual é a sua?

domingo, novembro 11, 2007

F E L I C I D A D E

Durante essa semana duas perguntinhas simples, diretas e desconcertantes (às vezes) povoaram minha mente e meu diálogo com algumas pessoas: "Você é feliz?" e "O que é felicidade pra você?". O melhor de tudo era prestar atenção em alguns rostos inquietos... Ouvi cada resposta que vou levar pra vida toda.

Ainda com este tema na cabeça, resolvo postar a respeito. Nada tão denso, com filosofias de vida e depoimentos, apenas algumas curiosidades que encontrei por aí e por me chamarem a atenção, resolvo colocar aqui.

De um lado temos os americanos, que com mais uma de suas duvidosas pesquisas (americanos adoram tabular tudo) fizeram um estudo com pessoas que tinham muito dinheiro e por algum motivo perderam tudo, e com outras que ganharam muito dinheiro em pouco tempo, tipo loteria. Conclusão: quem não era feliz antes e ganhar muito dinheiro, não conseguia a tal felicidade mesmo depois. E quem era feliz, mesmo depois de perder tudo, continua assim.

Ser feliz é um "estado" que independe das condições em que vivemos? Será?

E do outro lado temos os ingleses... essa foi osso duro de roer: se você é feliz e sabe que o é, então seu estado de ânimo é o resultado de p + 5e + 3h. É a fórmula da felicidade. Dois pesquisadores britânicos dizem ter encontrado uma equação para quantificar a felicidade, o que resumiria numa sentença matemática o estado emocional de uma pessoa.

Lendo a matéria completa não pude conter a risada... Uma ótima silhueta é sinal de felicidade feminina, e, para os homens só deixa alegres 8% dos entrevistados. Ah, e sem falar que moças e senhoras identificam a família como a maior fonte de felicidade, seguida de férias, sol e perda de peso. Putzzzzzz! Sou a mais infeliz do mundo inteirinho!!! Os homens são mais práticos: férias, romances e vida sexual satisfatória, sem contar os êxitos esportivos de seus clubes preferidos bastam.

Considerando a fórmula, hoje devo estar p + 5e = 3h. Trocando em miúdos: feliz pra cac***.

Qual é? Fórmula da felicidade?! [¬¬]

Ah, considerando que algumas pessoas possam querer atestar cientificamente sua felicidade, não serei tão insensível... hehe
Aprendendo a usar a fórmula:

"P" são as características pessoais, incluindo as perspectivas de vida, adaptabilidade e capacidade de manter-se otimista ante a diversidade. Já "E" significa os aspectos existenciais: saúde, estabilidade financeira e amizades. Finalmente, "H" relaciona auto-estima, expectativas, ambições e senso de humor.

        
Para se medir a felicidade é preciso responder a quatro perguntas atribuindo-se notas de um a dez. Some o resultado das perguntas 1 e 2 para achar o valor de "P". O resultado da pergunta 3 equivale a "E". O da pergunta 4 é o "H".

1. Você é flexível, bem disposto e aberto para mudanças?
2. Você olha para a vida positivamente, se recupera logo das chateaçõese acha que tem tudo sob controle?
3. Suas necessidades básicas como saúde, dinheiro, segurança, liberdade de escolha e senso de comunidade estão sendo atendidos?
4. Você pode contar com ajuda de pessoas próximas, se concentrar no que faz e envolver-se em atividades que lhe dão uma sensação de ter um propósito?


Divirtam-se crianças!
.
.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger